19 de Abril de 2012

Após conversarmos com o nosso orientador, chegamos à conclusão que o nosso projecto carece de alguma fundamentação e consolidação na escolha do leque de dispositivos móveis mais indicados para os quais estamos a trabalhar.

Cedo decidimos que iríamos trabalhar para dispositivos Android que possuam versões entre 2.2 e 2.3.7. Tal escolha é justificada pelo simples facto de que (segundo estatísticas presentes no website Android Developers) este intervalo representa 86,8% dos utilizadores de Android, por isso logo à partida, estaremos a trabalhar para um leque de mercado extremamente abrangente, havendo assim mais possibilidades de adesão à aplicação.

Figura 1. Tabela que mostra a distribuição dos utilizadores Android.

 

 

 

 

No entanto não é suficiente apenas nos centrarmos na versão do sistema operativo do dispositivo. Outra característica fundamental e que pode comprometer o desempenho da aplicação é a resolução do dispositivo para a qual estamos a desenvolver a WIP. Uma vez que um dos elementos possui um dispositivo Android recente (Samsung Galaxy S2), pareceu-nos sensato desenvolver para este dispositivo, mas tomar esta decisão sem um pouco mais de fundamentos poderá trazer algumas consequências. Assim, decidimos investigar um pouco mais sobre esta questão.

Figura 2. Tabela que mostra as diferentes categorias dos dispositivos Android relativamente aos seus ecrãs.

 

 

 

 

O Samsung Galaxy S2 tem um ecrã de alta densidade (240 HDPI), com uma resolução de 480x800 DP’s. Tal como é possível reter, este dispositivo é colocado no grupo dos HDPI, e dos quatro grupos existentes (LDPI, MDPI, HGDPI e XHDPI), os HDPI são os que detêm a maior percentagem de utilizadores, com cerca de 65%.

Figura 3. Gráfico representativo do número de utilizadores Android de acordo com os ecrãs dos seus dispositivos.

 

 

 

Podemos concluir então que esta é uma escolha feliz, pois desta forma estamos a trabalhar para o grupo de dispositivos que tem o maior número de utilizadores Android, potenciando assim o impacto da nossa aplicação e alargando o seu raio de incidência.

 

 

 

Referências: http://developer.android.com/resources/dashboard/platform-versions.html

 

Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
21
22
23
25
26
27
28
29
arquivos
mais comentados
1 comentário
1 comentário
Colaboradores
WiP Web
WiP iTV
pesquisar
 
últ. comentários
Algumas notas de lembrete para a nossa reunião:- P...
Boa evolução gráfica!O blogue também está com um n...
Relativamente ao logo, sugerimos também que experi...
Em resposta ao comentário do professor:- relativam...
Algumas notas sobre a demo gráfica:- a demo tem um...
Copyright


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Portugal.

blogs SAPO