12 de Maio de 2012

A entrega desta semana visa o desenvolvimento do protótipo de alta fidelidade da aplicação. Este protótipo de alta fidelidade é constituído pelos módulos principais do WiP Mobile, módulos esses que foram designados e discriminados nos mapas de navegação presentes no post #entrega05pre .

 

De forma a melhor esquematizar os módulos que pretendíamos elaborar para este protótipo, elaborámos os seguintes mapas de navegação: 

 

 

Figura 1. Módulos de Front-Office propostos.

 

 

 

Figura 2. Módulos de Back-Office propostos

 

Achamos que esta foi uma meta equilibrada que traçámos, uma vez que não estávamos a elevar demasiado a fasquia e ao mesmo tempo fizemos questão de lançar a nós próprios alguns desafios bastante aliciantes e exigentes a nível de dificuldade, o que acaba também por agir como factor de motivação.

 

Primeiramente, estivemos a elaborar todos os módulos a nível gráfico.Tal como é visível em posts anteriores, foram grandes as evoluções a nivel de design da aplicação em relação à demo gráfica apresentada. Mesmo após concluídas estas tarefas de design, pontualmente fomos procedendo a algumas alterações e correcções sugeridas pelo nosso orientador ou pelos docentes da disciplina.

 

Após concluídas estas tarefas mais visuais, o grupo foi-se focando mais no design técnico e funcional do WiP Mobile. Foi sobretudo no campo do Back-Office que surgiram as maiores dificuldades, uma vez que a sua implementação revelou-se uma tarefa bastante morosa e árdua, com constantes avanços e recuos conforme íamos realizando testes no dispositivo móvel. Ao testar no telemóvel somos obrigados a correr o código de Back-Office a partir do servidor externo e a utilizar a base de dados comum aos três grupos WiP, o que obriga a constantes alterações nas 'queries' e nas conexões.

 

 

Vamos passar a falar mais concretamente dos módulos implementados:

 

Login

Para este protótipo implementamos uma das formas de validação do utilizador: o Login através do Facebook. Esta funcionalidade permite que o utilizador faça login no WiP Mobile com a sua conta desta rede social caso ainda não tenha efectuado um registo no WiP.

 

Figura 3. Ecrã de Login

 

 

 

Perfil

Nesta aba irá ser carregada a informação que o utilizador tem no seu perfil do Facebook. Neste momento para o protótipo de alta fidelidade apenas implementamos o carregamento do nome e da foto de perfil associadas à conta inserida no processo de Login, sendo que no futuro implementaremos o carregamento de informação adicional existente no perfil do utilizador.

 

Figura 3. Perfil do Utilizador

 

 

 

Pesquisa- Feed's

Nesta aba de Pesquisa estão presentes as funcionalidades principais do WiP Mobile. Assim que o utilizador entra na aba, é apresentada uma área de feed's que mostra os últimos 6 registos presentes na base de dados. Cada vez que o utilizador carrega no botão de actualização, é feita uma nova pesquisa à base de dados devolvendo dados novos caso existam. Neste módulo ficou por implementar um carregamento dinâmico da página, o que dispensará a acção do utilizador para fazer uma nova pesquisa à base de dados para verificar novas entradas de ofertas.

 

Figura 4. Área de Feed's a mostrar entradas novas na base de dados

 

 

 

 

Pesquisa- Pesquisar

Esta funcionalidade, ao ser utilizada sem definição de preferências, efectua uma pesquisa de ofertas por palavra-chave à base de dados, devolvendo assim os resultados existentes.

 

Figura 5. Pesquisa de ofertas por diferentes palavras-chave

 

 

 

Pesquisa- Preferências

Na aba de Pesquisa, o utilizador ao carregar em "Mais" despoletará uma zona de preferências de pesquisa, onde este poderá definir alguns critérios de pesquisa das ofertas na base de dados. Este pode filtrar uma pesquisa de duas formas:

 

1. Selecção de áreas de labor através da selecção de "checkboxes"

2. Escrevendo um distrito, concelho ou cidade de pesquisa/ Utilizar a geo-referenciação do dispositivo móvel


 

Neste momento a pesquisa feita pelas checkboxes não se encontra funcional, uma vez que decidimos descartar deste protótipo a sua implementação por ainda não estarem definidas as categorias das checkboxes, sendo as labels destas ainda provisórias.

 

Figura 6. Destaque da área das checkboxes

 

 

Relativamente à filtragem da pesquisa através da localização, o utilizador pode optar por introduzir uma cidade ou então obter dados de geo-localização actual e utilizá-los para filtrar a pesquisa.

 

É relevante referir que a determinada altura do desenvolvimento do módulo de pesquisa por inserção de uma cidade, decidimos descartar a sua implementação para este protótipo, uma vez que achamos que pouco acrescenta de novo ao protótipo, pois é também um modo de pesquisa por palavra-chave, mudando apenas o facto de em vez de pesquisar por oferta, pesquisa pelo local onde esta existe.

 

Posteriormente o utilizador terá de seleccionar um raio de pesquisa que irá definir as ofertas que são devolvidas ao utilizador caso se encontrem dentro do raio seleccionado. Esta função está associada também à pesquisa por local, mas onde ganha extrema importância e relevância é no seu papel de obtenção de dados para a filtragem através da geo-localização.

 

Figura 7. Destaque da pesquisa por localidade, localização e da selecão do raio

 

 

Findas todas as discriminações detalhadas das funcionalidades implementadas no protótipo de alta fidelidade, decidimos complementar esta entrega com a realização de um pequeno vídeo onde mostramos o WiP Mobile a funcionar num dispositivo móvel: 

 

 

 

 

 

Considerações Finais:

Com a realização deste protótipo de alta-fidelidade, pudemos ter uma visão mais real e objectiva das potencialidades da aplicação, assim como também corrigir erros e efectuar algumas alterações que melhorem a eficácia e eficiência do WiP Mobile. Com maior ou menor dificuldade, achamos que cumprimos a maioria das metas a que nos tínhamos proposto para esta entrega, sendo que estão ainda algumas falhas por resolver, como por exemplo a obtenção dinâmica das últimas ofertas a entrarem na base de dados e a pesquisa pelas áreas/categorias das ofertas. No entanto o grupo tem desenvolvido todos os esforços possíveis para os resolver, podendo fazer um balanço positivo desta entrega. No entanto não podemos entrar em relaxamento, uma vez que ainda há muito trabalho pela frente até à implementação total da aplicação.

 

 

Principais links visitados:

http://developer.appcelerator.com

http://php.net

http://developers.google.com

publicado por jose-la-salete às 00:00
editado por verarodrigues em 14/05/2012 às 02:45 link do post
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
16
17
19
20
22
24
25
26
27
28
29
31
arquivos
mais comentados
1 comentário
1 comentário
Colaboradores
WiP Web
WiP iTV
pesquisar
 
últ. comentários
Algumas notas de lembrete para a nossa reunião:- P...
Boa evolução gráfica!O blogue também está com um n...
Relativamente ao logo, sugerimos também que experi...
Em resposta ao comentário do professor:- relativam...
Algumas notas sobre a demo gráfica:- a demo tem um...
Copyright


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Portugal.

blogs SAPO